Cada bicho tem seu canto é um livro de poemas que apresenta 26 diferentes animais do mundo, um para cada letra do alfabeto. O livro traz espécies bem conhecidas, como cavalo, formiga e girafa, e outras nem tanto, como dugongo, wallaby e krill. O texto leve e divertido é ideal para as crianças em fase de alfabetização, desde aquelas que ainda não leem ou que estão começando a aprender a ler até aquelas que já têm o domínio da leitura e podem praticar outras habilidades, como a entonação. Todos os poemas do livro podem ser lidos, declamados ou cantados. É um livro indicado para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cada bicho tem seu canto 2 – Biomas brasileiros , o segundo volume da série, traz como temática a biodiversidade animal, e apresenta ao leitor os seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – e quatro animais que representam cada um deles. Entre as espécies selecionadas para o livro estão alguns ícones da fauna brasileira, como onça-pintada, tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, sucuri, tuiuiú, e outras menos conhecidas, como muriqui, mão-pelada e caititu. O intuito é valorizar a nossa fauna e proporcionar aos pequenos leitores uma viagem virtual pelo país por meio da poesia e da música – uma vez que todos os poemas são musicados.

  • Compre agora
SOBRE A ESCRITORA
  • LAÍS DE ALMEIDA CARDOSO

Nasci em São Paulo e, desde pequena, sempre convivi com livros, música e poesia.Quando criança, minhas atividades preferidas eram ler, escrever e desenhar. Além disso, sempre gostei de observar o céu, o mar, a natureza e os animais. E adoro viajar! Com as viagens a gente aprende muita coisa. Alguns dos lugares mais incríveis que visitei foram as Ilhas Galápagos, a Amazônia, o Pantanal, a Savana Africana,e ainda desertos, chapadas, vulcões e barreiras de corais… Além de escritora, sou professora e bióloga.

SOBRE O MÚSICO
  • PAULO MARCOS

Meu nome é Paulo Marcos. Sou administrador, mas não de empresas, mas sim de instrumentos e efeitos sonoros. Me divirto com isso há uns bons anos e minha especialidade é dar vida e cor a versos e rimas, sobretudo na música infantil. Não existem palavras que descrevam o prazer em combinar esses instrumentos de forma que o ouvinte possa apreciar uma boa melodia e harmonia, acompanhadas de um ritmo interessante. Minha maior recompensa sempre será o sorriso de uma criança ao ouvir minha música.

SOBRE O ILUSTRADOR
  • JÚNIOR CARAMEZ

Olá! Sou Sorocabano, publicitário de profissão e ilustrador de coração. Desenho desde lá sabe quando todo tipo de coisa que passa pela minha imaginação e dos outros também. Sou apaixonado por literatura infantil e já ilustrei mais de 30 livros. Sou casado com a Daniela e juntos temos o Gabriel. Alguns dos meus trabalhos estão aqui, ó: www.caramez.myportfolio.com

  • Atividades para Imprimir

Escolha abaixo a atividade que você quer imprimir e mãos à obra! Você pode usar toda a sua criatividade para colorir seu desenho, ou se inspirar nas ilustrações do livro. Depois de pronto, que tal postar seu trabalho nas redes sociais para compartilhar com outros leitores, usando a hashtag #cadabichotemseucanto? Bom trabalho!

  • Curiosidades Sobre os Animais

A vida animal é incrível! Quanto mais aprendemos sobre os animais, mais curiosos ficamos! Confira abaixo curiosidades bem interessantes que selecionamos sobre alguns dos animais do Cada bicho tem seu canto. E fique atento que, em breve, outros animais vão desfilar por aqui!

  • Lobo-guará

Você sabia que…

… o lobo-guará é o maior canídeo brasileiro? Chamamos de canídeos os animais que pertencem a essa família que inclui cães, lobos e raposas. É fácil reconhecer um lobo-guará devido às suas pernas longas, rabo peludo, cor avermelhada e orelhas pontudas! Ao contrário de outros canídeos, o lobo-guará é um animal solitário. Come de tudo um pouco: desde pequenos animais, como roedores, aves, lagartos e cobras até insetos e frutas! O lobo-guará tem um ótimo olfato e audição, o que o ajuda na localização de suas presas. E você sabia que o lobo-guará é o animal que está estampado na nota de 200 reais?

  • Corujinha-buraqueira

Você sabia que…

… a corujinha-buraqueira recebe esse nome por causa do seu hábito de cavar buracos no chão? Ela usa o bico e os pés para cavar, e muitas vezes escolhe um buraco já feito por outro animal, apropriando-se dele e “reformando” a casa para que ela fique do seu jeito. Esse buraco serve como ninho, mas também para a corujinha descansar ou se esconder dos predadores. A corujinha-buraqueira também é chamada de corujinha-do-campo, coruja-mineira ou corujinha-do-buraco.

  • Mão-pelada

Você sabia que…

… o mão-pelada é o único guaxinim que vive no Brasil? Ele é um animal de hábitos noturnos; normalmente passa o dia todo dormindo e sai à noite para se alimentar. Come frutas e insetos, e usa suas mãos para caçar também na água. Por apresentar o rabo listrado, muitas vezes é confundido com o quati! Porém ao contrário do quati, que é sociável e não se incomoda muito com a presença humana, o mão-pelada é um animal muito tímido e arisco! Com certeza você é uma pessoa de sorte se avistar um mão-pelada na natureza!

  • Raposa

Você sabia que…

… existem muitas espécies de raposas? A raposa-vermelha é a maior delas e é encontrada em todo o hemisfério Norte, incluído América do Norte, Europa e Ásia e até em algumas partes do norte da África. Ainda no extremo norte do planeta temos a raposa-do-ártico ou raposa-polar, que tem o pelo todo branco e está adaptada para viver nesse que é um dos lugares mais frios do mundo! Já no hemisfério Sul temos a raposa-cinzenta e a raposa-colorada, que vivem no Chile e na Argentina. No Brasil não temos a raposa verdadeira, mas temos alguns de seus primos, como o graxaim e o cachorro-do-mato, além do lobo-guará!

  • Vídeos

Que tal uma música agora? Preparamos estes vídeos com letra e música para você se divertir com sua família. Vem cantar com a gente!

  • Músicas & Arranjos Originais

Para conhecer as playlists com todas as músicas do repertório “Cada bicho tem seu canto”, acesse o link do SoundCloud, clicando abaixo no CD correspondente a cada livro. Aqui você vai encontrar as versões cantadas (com voz) e os playbacks originais de todas as canções, para você brincar de caraoquê.

  • Partituras

Você sabe tocar um instrumento musical? Baixe as partituras das músicas do Cada bicho tem seu canto e boa diversão!

  • Espaço do Leitor

Querido Leitor

Este espaço é só seu! Mande fotos, desenhos, comentários, perguntas… Se preferir, deixe um depoimento.

As perguntas e os comentários serão enviados para a autora do livro.

As fotos, os depoimentos e desenhos selecionados por nossa equipe serão publicados aqui.

Observação: Para publicação das fotos e desenhos de crianças, escreva no final do e-mail:

Primeiro nome da criança / Idade / E a seguinte frase: “Autorizo a divulgação da imagem anexa no site Cada bicho tem seu canto”.

E-mail para envio das fotos, desenhos, comentários, depoimentos e perguntas:

* cadabichotemseucanto@gmail.com

  • Francisco, 6 anos
  • Gabi, 6 anos
  • Lucca, 8 anos e Alice, 6 anos (com a mamãe Maressa)
  • Davi, 6 anos
  • Pedro, 6 anos
  • Cartinhas e desenhos – Alunos do Colégio Mackenzie Tamboré
  • Bichinhos de biscuit feitos pelos alunos do 1º ano – Colégio Mackenzie Tamboré
  • Nina, 6 anos
  • Ricardo, 9 anos.
  • Eventos

Em breve mais informações.

  • Sala dos Professores

Querido Professor

Nos links acima você poderá baixar os projetos pedagógicos de cada um dos nossos livros. Periodicamente disponibilizaremos também outros materiais.

Se desejar falar conosco, envie suas perguntas, depoimentos e comentários para o e-mail abaixo. Teremos muita alegria em atender você!

* cadabichotemseucanto@gmail.com